Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica

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Fernanda Oliveira Cirino
Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, MG. fernanda_cirino@yahoo.com.br

Cristine Carole Muggler

Irene Maria Cardoso
Departamento de Solos, Universidade Federal de Viçosa, MG.

Abstract: Since 2004 the Soil and Environment Education Programme at the Soil Department of the Federal University of Viçosa offers annual training courses on soils and environment for primary and secondary schools teachers. After three years, the impacts of this approach in some schools in Viçosa-MG could be observed. The research designed to analyse and reflect about the influence of the courses in the pedagogical practices of the participants employed a participatory systematization process, involving meetings with participants of the 2004, 2005 and 2006 courses. The results presented in this article show that both content and methods developed in the courses were effectively appropriated by educators, who valued and gave a new meaning to the contents of the Educators were more confident and were able to enrich and diversify their classes with different methodological support for their classes.

RESUMO : O Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa oferece, desde 2004, cursos anuais de capacitação em solos para professores da Educação Básica. Após três anos consecutivos, já era possível observar os impactos da abordagem em algumas escolas de Viçosa-MG. Para analisar e refletir criticamente a influência dos cursos na prática pedagógica dos participantes desenvolveu-se pesquisa em processo de sistematização participativa, durante encontros presenciais com os participantes dos cursos de 2004, 2005 e 2006. Os resultados são apresentados neste artigo e mostram que tantoos conteúdos como os métodos desenvolvidos nos três cursos foram efetivamente apropriados pelos educadores, que valorizaram e ressignificaram o conteúdo de solos. Isso lhes deu mais segurança em sua abordagem, enriquecendo as aulas e diversificando-as com o uso de diferentes abordagens metodológicas, possibilitando inclusive a superação do livro didático como único apoio conceitual e metodológico às suas aulas.

Palavras-Chave: educação em solos, educação básica, formação de professores

 

 

 

 

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